Apresentação
Os vertebrados, como grupo, são reconhecidos por apresentarem uma coluna vertebral, dois canais semicirculares no ouvido para orientação, um sistema de linhas sensoriais laterais munidas de neuromastos entre outras características próprias. Tradicionalmente, cientistas e leigos reconhecem vários tipos principais de vertebrados - peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O avanço da ciência tem colocado em questão as relações evolutivas tradicionais entre tais grupos. Por exemplo, se um dos objetivos últimos da sistemática filogenética é desvendar a história da vida através do estabelecimento de grupos monofiléticos, isto é, grupos que comportem um ancestral comum e todos os seus descendentes, então os grupos répteis e peixes são atualmente considerados artificiais, por não incluírem aves e tétrapodes, respectivamente.
Os objetivos do componente curricular Zoologia dos Vertebrados 1 são, em linhas gerais, apresentar: 1) a origem dos Vertebrados, enfatizando as relações filogenéticas dentro de Chordata e com os outros grupos de Deuterostomados, notadamente os Hemichordata; 2) a evolução e as adaptações (morfológicas, fisiológicas e comportamentais) de Agnatha, Chondrichthyes, Actinopyterygii, Peixes Sarcopterygii e Lissamphibia. Ao longo deste processo, será dado enfase em algumas novidades evolutivas que moldaram toda a diversidade dos diferentes grupos, como o desenvolvimento de um crânio que concentra os principais órgãos sensoriais, o desenvolvimento de mandíbulas, o desenvolvimento de nadadeiras monobasais em peixes Sarcopterygii, o aparecimento de pulmões alveolados e o desenvolvimento de articulações mais robustas entre os membros anteriores com a cintura escapular.
Metas de aprendizagem:
- Meta 1. Cada aluno deve se familiarizar com a nova taxonomia dos vertebrados.
- Meta 2. Cada aluno estudará características básicas de reprodução, desenvolvimento, sistemas esqueléticos, movimento, homeostase, circulação, evolução e ecologia dos diferentes grupos de vertebrados. Para tal, o professor indicará leituras obrigatórias e fontes bibliográficas variadas para alunos que desejarem aprofundar sobre algum tema específico.
- Meta 3. Cada aluno aprenderá como coletar informações zoológicas de artigos científicos e como reunir essas informações em um relatório bem escrito.
- Meta 4. Cada aluno aprenderá como trabalhar melhor uns com os outros através de atividades realizadas em grupo.
Livros utilizados na disciplina (disponíveis na biblioteca da FCM)
- Benedito, E. (Org.). (2015). Biologia e ecologia dos vertebrados. Rio de Janeiro, RJ: Gen Roca.
- Kardong, K. V. (2010). Vertebrados: Anatomia comparada, Função e Evolução (5ª). São Paulo: ROCA.
- Pough, F. H., Helser, J. B., & McFarland, W. N. (2008). A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu Editora.
Programação
dia | mês | feira | Tema/conteúdo | Professor | C.h.t. | C.h.p. |
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15 | ago | qui | Introdução ao componente curricular. Métodos de estudo de sistemática filogenética | Aléssio | 3,3 | |
22 | ago | qui | Deuterostômios e características gerais e evolutivas dos Chordata | Aléssio | 2 | 1,3 |
12 | set | qui | Craniata, porque todos os vertebrados devem ter vertebras (Lampreias e Feiticeiras) | Aléssio | 2 | 1,3 |
19 | set | qui | Classe Chondrichthyes: Características, classificação, morfologia, sistemas, ecologia | Aléssio | 2 | 1,3 |
26 | set | qui | Teleostomi e a maior irradiação dos peixes. Classe Actinopterygii. Classificação. Diversidade. Características | Aléssio | 2 | 1,3 |
10 | out | qui | Visita Museu Oceanografia, UFPE ou Depto de Engenharia de Pesca UFRPE | Aléssio | 4 | |
17 | out | qui | Seminários Actinopterygii | Aléssio | 2,3 | 1 |
24 | out | qui | 1a Avaliação | Aléssio | 3,3 | |
31 | out | qui | «Peixes Sarcopterygii» | Aléssio | 1,7 | 1,6 |
7 | nov | qui | Rhipidistia e origem dos tetrapoda: a conquista do ambiente terrestre. Documentário «Quando éramos peixes» | Aléssio | 2 | 1,3 |
14 | nov | qui | Lissamphibia: origem, características gerais, classificação, diversidade | Aléssio | 2 | 1,3 |
21 | nov | qui | Lissamphibia: ecologia e métodos de estudo | Aléssio | 2 | 1,3 |
28 | nov | qui | Excursão - Ecologia de peixes recifais (Tamandaré) | Aléssio | 9 | |
5 | dez | qui | Seminários Lissamphibia | Aléssio | 2,3 | 1 |
7 | dez | sab | Prática observação anuros | Aléssio | 4 | |
12 | dez | qui | 2a Avaliação | Aléssio | 3,3 | |
19 | dez | qui | Final | Aléssio |
Atividades
id | Atividade |
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1 | Duas provas |
2 | Seminários Actinopterygii e Lissamphibia |
3 | Relatório de excursão |
5 | Tarefas Google Classroom |
Para se preparar para as provas os alunos poderão responder questões de estudos dirigidos com diversas questões sobre os assuntos abordados em sala de aula e também presentes nas leituras obrigatórias. Questões presentes nos estudos dirigidos serão utilizadas para a elaboração das provas.
Recursos
dia | mês | feira | Referência |
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22 | ago | qui | Deuterostômios, Rocha et al 2006 e Capítulo 2, Kardong |
12 | set | qui | Myxiniformes e Petromyzontiformes, Capitulos 2 e 3, Benedito (2015) |
19 | set | qui | Chondrichthyes, Capitulo 4, Benedito (2015) |
26 | set | qui | Osteichthyes, Capitulo 5, Benedito (2015) |
7 | nov | qui | Origem dos Tetrapoda, Capítulos 8 e 9, Pough (2008) |
14 e 21 | nov | qui | Lissamphibia, Capítulo 6, Benedito (2015) |
Biodiversidade
Conhecendo a fauna de vertebrados não-amniotas (Chondrichthyes, Actinopterygii e Lissamphibia) do Nordeste do Brasil.
Referências bibliográficas
Laboratórios de Pesquisa
Vídeos
Como dissecar uma ascídia.
Documentário «Ascensão dos Animais: Triunfo dos Vertebrados»
https://www.xn--documentriosonline-5rb.blog.br/2015/01/ascensao-dos-animais-triunfo-dos.html