Portal de Zoologia de Pernambuco ganha prêmio na área de Meio Ambiente

(actualisé le ) por Aléssio

Portal de Zoologia de Pernambuco ficou em terceiro lugar na categoria Inovação Tecnológica na 30ª edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho promovido pelo CPRH.

O Portal de Zoologia de Pernambuco é um projeto de extensão coordenado pelo Professor Filipe Martins Aléssio, do Instituto de Ciências Biológicas, Campus Santo Amaro da Universidade de Pernambuco. O Portal é um site colaborativo, no qual ferramentas da Internet e da cartografia permitem que habitantes, estudantes, professores, pesquisadores, universitários contribuam na divulgação de fotos, localização e informações sobre espécies animais selvagens encontradas em Pernambuco. Como a natureza não reconhece fronteiras administrativas, é possível informar sobre a localização de espécies de qualquer lugar do planeta! 

O Portal de Zoologia de Pernambuco foi um dos vencedores da 30ª edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho concedido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) na categoria Inovação Tecnológica. A entrega dos prêmios será realizada no próximo dia 16 de dezembro de 2019, no auditório do Museu Cais do Sertão.  

Pernambuco possui diferentes biomas incluindo a Mata Atlântica, a Caatinga e um rico Sistema Costeiro-Marinho, com ecossistemas complexos e variados, como os manguezais, recifes de coral e ilhas oceânicas. Grupos de pesquisa de diferentes instituições tem feito esforços sistemáticos para desvendar a biodiversidade destes ecossistemas. 

Diante do grande desafio de conservar o patrimônio natural, toda a sociedade é chamada a ajudar neste esforço através de projetos de ciência participativa ou ciência cidadã. Nestes projetos, pesquisadores propõem protocolos simples de coletas de dados para que qualquer pessoa interessada possa contribuir na pesquisa, compartilhando suas observações através de plataformas online, cada vez mais comuns, e acessadas diretamente por smartphones, munidos de poderosas cameras fotográficas e GPS.

Com mais de 2 bilhões de usuários de smartphones no Mundo, pode-se imaginar um espaço de laboratório virtual invejável para compromissos com a ciência cidadã, que pode ser um divisor de águas ao abordar questões globais de conservação da natureza e novos modelos de educação e colaboração.

Diante destas novas possibilidades, o site Portal de Zoologia de Pernambuco oferece um espaço de compartilhamento de fotos de animais selvagens e de divulgação científica. O Portal já conta com mais de 460 registros de animais de diferentes grupos taxonômicos (vertebrados e invertebrados), com informações sobre a história natural e localização geográfica das espécies. 

Sobre o Prêmio Vasconcelos Sobrinho

De acordo com o site do CPRH, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, criado em 1990 pela Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, leva o nome de um dos primeiros pernambucanos a lutar pelas causas ambientais no Estado de Pernambuco. Engenheiro agrônomo de profissão e ambientalista por vocação, João Vasconcelos Sobrinho, que faleceu em 1989, continua sendo um exemplo a ser lembrado e seguido. Ao promover este concurso, a CPRH quer dar visibilidade aos esforços dos que, assim como Vasconcelos Sobrinho, estão agindo para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.

Na 30ª edição do Prêmio, foram premiados projetos, como também personalidades, que se destacaram na defesa e proteção do meio ambiente. As categorias premiadas foram: bem-estar animal, inovação tecnológica, pesquisa ambiental, projeto e prática educacional, destaque municipal, destaque da imprensa, e personalidade do meio ambiente. Nesta edição, diferente dos anos anteriores, serão premiados três projetos em cada categoria, sendo que o primeiro colocado em cada categoria receberá 3 mil reais.

Visite o Portal de Zoologia de Pernambuco - www.portal.zoo.bio.br