Divulgação científica deve ser feita onde as pessoas estão

por Aléssio

Na última terça-feira, dia 15 de outubro, o Prof. Filipe Aléssio apresentou o projeto Portal de Zoologia de Pernambuco em uma das reuniões mensais do Fórum Socioambiental de Aldeia. O Fórum é uma organização civil constituída por moradores da região de Aldeia, Região Metropolitana de Recife. Nas reuniões são discutidos assuntos relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento urbano e à segurança pública, tendo a APA Aldeia-Beberibe como pano de fundo.

Durante a reunião, o Prof. Filipe falou sobre a importância da ciência cidadã, ou ciência participativa, como metodologia para a coleta de dados em escalas espaciais e temporais muito maiores do que a maioria das pesquisas acadêmicas estão acostumadas a realizar. Na ciência cidadã, pesquisadores propõem métodos de coleta relativamente simples para que voluntários leigos possam participar, através da observação e monitoramento da natureza. Comumente, os dados estão relacionados a registros da distribuição e da abundância de seres vivos. Com o avanço de tecnologias de comunicação, os registros podem ser realizados através de fotos com smartphones e compartilhados rapidamente em redes sociais ou em sites especializados.

Projetos científicos que envolvem a sociedade são também uma forma de fazer divulgação científica. Pessoas que participam de projetos coletivos de coleta de dados podem se apropriar da lógica científica e, assim, entender melhor os bastidores do trabalho de biólogos e ecólogos, por exemplo. A linguagem científica deve ser, dessa forma, adaptada a um público mais amplo para que todos possam compreender os problemas e questões levantadas pela comunidade acadêmica. Esta forma de tradução deve ser exercitada tanto pelos próprios pesquisadores como por jornalistas científicos. Diferentes atores são essenciais para o objetivo final, que é a conservação da biodiversidade.

A reunião contou com a presença da jornalista Tatiana Portela, responsável pelo site Aldeia da Gente. Tatiana publicou um texto excelente sobre o Portal de Zoologia de Pernambuco.